terça-feira, 27 de novembro de 2012

História do Centro de Dados


O início da era do computador - uma sala dedicada

Enquanto o centro de dados como a conhecemos foi aperfeiçoado durante o boom pontocom da década de 1990, os centros de dados realmente têm suas raízes nos primórdios da era do computador. Primeiros computadores, que eram enormes, sala de porte máquinas, exigiu uma série de espaço e um ambiente controlado. A complexidade da operação e manutenção destas máquinas também levou à prática de secluding los em salas dedicadas.

A segurança do computador tornou-se uma consideração durante esta época. Estes primeiros computadores foram incrivelmente caros, e muitos deles foram usados ​​para fins militares ou civis importantes empreendimentos comerciais. A sala dedicada permitiu que as empresas e organizações para controlar o acesso à máquina.

Outro fator que influencia a tendência de salas de computadores separados foi a necessidade de manter os sistemas legal. Primeiros computadores usaram uma grande quantidade de energia e eram propensos a superaquecimento. Salas dedicadas poderia ser clima controlado para compensar a tendência para sobreaquecer.

Estes primeiros computadores necessária uma multidão de componentes a ligar os cabos, e estes cabos necessários para ser organizado. Isto levou à criação de algumas das normas do centro de dados que conhecemos hoje. Racks foram concebidos para montar o equipamento, e bandejas de cabos foram criados. Além disso, pisos foram elevados para acomodar esses primeiros computadores.

O Advento de Microcomputadores

Durante os anos 1980, a indústria de computadores experimentou o boom da era microcomputador. Na empolgação que acompanha este crescimento, os computadores foram instalados em todos os lugares, e se pouca atenção às necessidades específicas ambientais e de operação das máquinas.

Organização das informações foi difícil de conseguir, e perda de dados se tornou uma grande preocupação. Equipes de tecnologia da informação foram desenvolvidas para manter e instalar esses primeiros microcomputadores, mas claramente, a indústria precisava de uma solução.

O "Data Center" é criado

Logo a complexidade dos sistemas de tecnologia da informação exige um ambiente mais controlado por sistemas de TI. Na década de 1990, cliente-servidor de rede tornou-se um padrão estabelecido. Os servidores para estes sistemas começaram a encontrar um lar nas antigas salas de computadores dedicados à esquerda a partir dos primeiros computadores.

Além de colocar servidores em uma sala dedicada, este período de tempo via o invento do desenho hierárquico. Este projeto surgiu através da fácil acessibilidade de equipamentos de rede de baixo custo e padrões da indústria para cabeamento de rede.

O termo "centro de dados" ganhou popularidade durante esta época. Os centros de dados referenciados quartos que foram especialmente desenhados para computadores de casa e foram dedicados a esse fim.

A Internet Data Center

Como a bolha pontocom cresceu, as empresas começaram a entender a importância de ter uma presença na Internet. Estabelecer esta presença exigia que as empresas têm ligação à Internet rápida e confiável. Eles também tiveram que ter a capacidade de operar 24 horas por dia, a fim de implantar novos sistemas.

Logo, esses novos requisitos resultou na construção de instalações de dados extremamente grandes. Estas instalações, chamados de "centros de Internet de dados" foram os responsáveis ​​pela operação dos sistemas de computador dentro de uma empresa e da implantação de novos sistemas. Esses grandes centros de dados revolucionou tecnologias e práticas operacionais dentro da indústria.

No entanto, nem todas as empresas podem dar ao luxo de operar uma enorme Internet centro de dados. O espaço físico, os requisitos de equipamentos e pessoal altamente especializado fez estas grandes centros de dados extremamente caro e às vezes impraticável.

Agora - Centros de dados privados, melhores padrões

Centros de dados privados nasceram dessa necessidade de uma solução acessível centro de dados da Internet. Centros de dados atuais permitem que as pequenas empresas privadas para ter acesso aos benefícios dos centros de Internet de dados grandes sem as despesas de manutenção eo sacrifício de espaço físico valioso.

Estes dias, operação e construção de centros de dados é uma indústria amplamente reconhecido. Novas normas para os requisitos de documentação e sistema de adicionar um alto nível de consistência ao projeto do data center. Planos de recuperação de desastres e métricas de disponibilidade operacional assegurar a confiabilidade dos sistemas atuais de data center.

O que o futuro nos reserva

O futuro do projeto do data center é susceptível de reflectir a ênfase atual sobre as práticas verdes. Computador ambientalmente responsável e sistemas de rede, bem como a prática de operação refinado, são susceptíveis de moldar os centros de dados do futuro....

Nenhum comentário:

Postar um comentário