terça-feira, 23 de outubro de 2012

Coloque esse computador antigo para bom uso


Um computador antigo estes dias já não é um sistema completamente inútil. Na verdade, mesmo que eu possa atualizar meu computador principal a cada par de anos, eu costumo levar dez a quinze anos antes de eu removê-lo completamente da minha rede em casa e enviá-lo para que a LAN grande no céu!

Aqui estão 1012 usos que eu descobri que mais de sistema de computador "experiente"!

E uma vez que você tiver lido o artigo e decidiu que o projeto emocionante que você quer fazer, certifique-se de deixar-nos saber por votação na enquete!

Firewall / Roteador

Este foi o primeiro uso que eu tinha para um computador mais antigo. Peguei um velho 286, instalado um par de placas de rede, ea versão mais recente do FREESCO e de repente todos os computadores na minha casa tinha acesso à Internet sem ter que manter o meu sistema principal em execução ou sem ter de comprar um caro (na época) dedicado roteador / dispositivo de firewall.

Já para não falar que eu aprendi uma tonelada sobre Linux através deste processo!

Aqui está uma lista de algumas distribuições Linux e ferramentas que você pode usar para criar um firewall / roteador para sua casa:

* FREESCO

* IPCop

* Smoothwall

* Firestarter

* Coyote Linux Personal Firewall

* Shorewall / Shoreline

* Mason

* Vyatta

* Floppyfw

* FireHOL

* Guarddog

* Tartaruga

* M0n0wall

* Endian

* PfSense

* LutelWall

* Zorp

* InterConnect

* Devil Linux

* Sinux

* Kaladix

* SafeSquid

File Server

Se você esteve em Copa do Daily Tech antes, você vai saber o meu amor por FreeNAS. Com um computador antigo e um par de horas esforço, você pode ter um servidor de arquivos faz pouco disponível na rede.

Há outras maneiras que você pode criar um servidor de arquivos que não FreeNAS. Aqui estão alguns que eu encontrei:

* FreeNAS

* Samba

* IFolder

* NASLite

* Openfiler

* CryptoBox

Servidor de Impressão

Minha esposa e eu compartilhar uma impressora que costumava ser hospedado em seu computador. Foi uma verdadeira dor quando seu computador iria entrar em modo sleep ou ela iria desligá-lo e gostaria de perder a minha capacidade de imprimir. Eu era capaz de transformar um computador velho em um servidor de impressão que está sempre correndo e agora eu posso imprimir independentemente do status do computador da minha esposa.

Nicholas Fong tem um ótimo tutorial sobre como fazer essa configuração.
Fax Gateway

Sim, eu sei. Fax é então de 1985. Mas, muitas pessoas e empresas ainda contam com essa tecnologia para manter seu negócio funcionando. Com um pouco de esforço e algum hardware de computador velho, você pode configurar um servidor HylaFAX para gerenciar e controlar todos os seus faxes recebidos e enviados. Além disso, você pode salvar algumas árvores porque você está usando menos papel.
Web / FTP Server

Com o advento de instalações de servidor LAMP, é relativamente trivial para alguém criar um servidor web. Isto lhe dará a capacidade de criar seus próprios sites em casa antes de distribuí-los para o mundo ou você pode simplesmente usá-lo como um site de intranet para manter sua família ocupado em contato.

Aqui estão alguns tutoriais sobre como configurar um servidor web:

* Criação de um servidor web local no Debian Linux

* O Apache Web Server

* Ubuntu 7.04 (Feisty Fawn) Configuração do Servidor LAMP

* Server Linux Rápida

SSH / SCP Servidor

SSH e SCP fornecê-lo com um monte de habilidades muito poderosas para que você possa acessar remotamente sua rede e copiar arquivos de forma segura. Uma das melhores maneiras é a criação de uma caixa de FreeNAS, habilitar o SSH e depois conectar a ele usando um cliente de SCP, como WinSCP para transferir arquivos ou PuTTY para acessar a rede.
Servidor Anti-Spam

Nós todos gostamos de spam. Então, use o seu computador antigo para se livrar dele! Ao usar SpamAssassin em uma máquina Linux, você pode rapidamente conter a enxurrada de spam. Eu também encontrei um tutorial muito bom sobre o assunto (Desculpe, eu tive que usar o cache do Google.).
Servidor Proxy

A maioria dos usuários têm as mesmas páginas que eles visitam em uma base regular. Cada vez que eles vão a esses sites, eles precisam ir e baixar todos os arquivos novamente. Enquanto isso não é um problema terrivelmente grande, se você tem muita largura de banda, e não está sendo muito usada, ela pode se tornar um problema se você é um usuário de banda larga.

Você também pode usá-lo para filtrar conteúdos indesejáveis.

Aqui estão alguns tutoriais sobre como configurar um servidor proxy:

* Configurar um proxy transparente com Squid em três etapas fáceis

* Proxy Linux Minimal

* 3proxy

Thin Client

Eu sempre pensei que a próxima vez que eu decidir atualizar todos os computadores para toda a minha família em casa, em vez de melhorar cada sistema, comprar um servidor, e musculoso com muita memória RAM e, em seguida, criar computadores virtuais para todos. Então, eu poderia usar seu hardware original e Thinstation dar-lhes acesso ao seu novo computador virtual!

Você também pode querer verificar AnywhereTS para ajudar com a configuração.
Servidor de Correio de Voz

Para mim, correio de voz sempre foi tão passiva. Ele só espera um bocado em um lugar até que eu lembre-se de verificar se (o que poderia ser dias mais tarde). Um servidor de correio de voz seria uma grande ferramenta!

Uma grande vantagem seria a possibilidade de ter o meu correio de voz e-mail para mim. Outra seria a capacidade de verificar-lo do meu computador. O Sistema VOCP me proporciona todas essas habilidades e mais!
Media Server

Mais pessoas estão indo longe de seu CD e DVD players e indo para arquivos MP3 e AVI. Um servidor de mídia é uma ótima maneira de usar essa caixa velha.

Aqui estão alguns recursos para você Rockin '!

* Jinzora

* Firefly

* TVersity

* MediaTomb

* LIVE555

* MythTV

* Icecast

* Helix

* LinuxMCE

* Darwin Streaming Server

* Gnump3d

Caixa Bittorrent

Eu coloquei todas as minhas coisas bittorrent em uma caixa separada há muito tempo. Pareceu-me muito mais organizado e mais limpo. Para um bom tutorial sobre como fazer isso, confira Nerdica....

Nenhum comentário:

Postar um comentário